
Confira abaixo 3 Estratégias para ter Sucesso com Marketing Digital na Saúde e melhorar o engajamento do paciente e o sucesso organizacional.
1 – Apareça no GOOGLE
De acordo com um estudo recente do GOOGLE, os mecanismos de pesquisa geram três vezes mais visitantes para websites da área de saúde do que outras fontes. O estudo também descobriu que 44% dos pacientes que pesquisam sobre médicos e clínicas em um dispositivo móvel acabam agendando uma consulta. Como resultado do uso extensivo de mecanismos de pesquisa por parte dos consumidores para encontrar instalações ou informações sobre sua saúde, os profissionais da área de saúde devem manter em mente otimizar seus sites para os mecanismos de busca e também investir em mídia paga como o Google Adwords.
Os profissionais de marketing médico podem ajudar os mecanismos de pesquisa a reconhecer e classificar o conteúdo marcando uma página com palavras-chave relevantes, escrevendo descrições informativas de páginas e criando títulos estratégicos em HTML, entre outras técnicas. Isso cria as bases para que os mecanismos de pesquisa posicionem suas páginas na frente quando um consumidor relevante procura um tópico de saúde pertinente.
2 – Esteja presente nas Redes Sociais
Nos próximos três a cinco anos, espera-se que o uso de mídias sociais (facebook, instagram…) para se conectar com indivíduos aumente em 256%.
Para o setor de saúde em particular, as mídias sociais podem ajudar a envolver pacientes, provedores e o público com informações relevantes e oportunas, além de comunicar o valor, a credibilidade e gerar autoridade para o médico.
Um estudo recente descobriu que 57 por cento das decisões dos consumidores de agendar uma consulta são fortemente influenciadas pelas conexões de mídia social do médico especialista, mostrando que os pacientes confiam nas organizações de saúde com uma presença social.
De acordo com outro relatório, 60% dos médicos dizem que a mídia social melhora a qualidade do atendimento aos pacientes, o que significa que os médicos também valorizam a transparência e a comunicação aberta que as mídias sociais podem oferecer.
Com a oportunidade de aumentar os encaminhamentos de pacientes e melhorar a qualidade do atendimento, não é surpresa que muitos médicos estejam cada vez mais entrando no mundo digital.
3 – Utilizar o Inbound Marketing
O objetivo do Inbound Marketing é fornecer aos clientes em potencial o conteúdo certo no momento certo. Em última análise, atrair a atenção dos usuários com excelente conteúdo pode capturar mais clientes em potencial e produzir melhores resultados. Aqui na STK, usamos a RDStation da Resultados Digitais, que são nossos parceiros, para agregar dados de pacientes de diversas fontes e produzir insights com base em dados que informam estratégias futuras de engajamento.
Com essas informações usamos em conjunto a automação de marketing para criar e implantar táticas multicanais, incluindo e-mail, mala direta e social, conseguimos também acompanhar o desempenho dessas campanhas por meio de um único painel.
Imagine o seguinte exemplo:
Digamos que a equipe de marketing se depara com um novo alvo: um homem de 50 anos que já foi paciente do consultório em algum momento. Como esse consultório usa o RD Station, podemos aproveitar as informações de interações anteriores com suas instalações.
Com base nessas informações, a agência vê que ele tem alta propensão a ser um potencial candidato à cirurgia de quadril. A plataforma também armazena suas preferências de comunicação (e-mail, neste caso), e que já faz alguns meses desde que ele veio para uma consulta. Isso pode desencadear um email educacional destacando os benefícios da cirurgia de quadril e que tipo de tempo de recuperação para esperar. O paciente, após receber este e-mail, decide marcar uma consulta para entrar no estabelecimento para saber mais e ver se ele é um bom candidato.
Neste exemplo, a equipe de marketing se aproveita dos dados coletados para criar um alcance segmentado que atinja o paciente nos canais corretos.Assim contatamos o paciente na hora certa com o conteúdo certo e pelos canais corretos. Como resultado, essa estratégia reativou um paciente.
Conclusão
Embora ainda recente, o marketing médico já mudou fundamentalmente a forma como os profissionais da área de saúde podem se comunicar e angariar novos pacientes. Como o marketing digital continua a crescer e evoluir, é um caminho sem volta, ou você fará parte do contexto ou estará fora do mercado.