Tiago Staciaki

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Pense que você pode segmentar ao máximo o seu público alvo. Imagine se você tivesse uma pessoa específica que pudesse representar todo um universo de clientes, e que para desenvolver toda a sua estratégia de marketing você precisasse pensar apenas e somente nela.

Pois bem, esse é o objetivo da buyer persona: entregar conteúdos e serviços extremamente segmentados e personalizados para os seus clientes.

Mais: A buyer persona é um perfil semi-fictício determinado a partir de pesquisas do seu público-alvo, que vai guiar todas as suas estratégias de marketing de conteúdo.

Mas como criar uma buyer persona?

Geralmente através de conversar com o time de vendas, pesquisas de CRM ou pesquisas de campo que possam te levar a determinar um nome, uma cara, uma profissão e um estilo de vida para o seu público alvo.

Para criação de buyer persona leva-se em conta dados como:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra.

Para um mesmo produto ou serviço podem ser criados diversos perfis de personas. Para criar cada uma delas, é importante pensar se representam um grupo significativo de clientes — seja pela quantidade de pessoas, potencial de compra e influência que têm ou papel que têm no caminho para atingir os objetivos da empresa. O número de personas também varia de acordo com o tipo de negócio — nossa sugestão é que sejam criados até cinco perfis de fato relevantes.

Entender como essas personas se comportam em relação à compra ajuda a definir o tipo de mensagens que serão passadas pela estratégia de conteúdo. Por isso, é muito importante que as informações venham dos próprios consumidores e não de “achismos” da percepção interna da empresa.