Tiago Staciaki

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Hoje um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é de conquistar novos clientes.

Toda a estratégia, do marketing à composição dos preços, é focada na geração de contatos capazes de se transformarem em clientes.

Isso implica em entender o comportamento do público-alvo da empresa e do mercado em que está inserida para criar campanhas de marketing focadas na atração de leads.

Mas afinal de contas, o que é lead?

Para o marketing digital um Lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse em seu produto ou serviço. Essa pessoa chegou até seu site através de alguma interação como, por exemplo, conteúdo ou formulário, e informou dados que serão utilizados para futuramente guia-lo pelo funil de vendas.

Isso significa que ele estava buscando saber mais sobre um assunto ou serviço.

Esse Lead é um potencial cliente, alguém que já se interessou pela sua empresa – conteúdo ou serviço – o que significa que provavelmente ele quer saber ainda mais.

Ele também pode ser uma pessoa que encontrou em contato, ou que alguém da sua empresa tenha feito algum tipo de contato.

Um Lead é uma oportunidade de negócio e em uma visão mais ampla de marketing pode fazer parte de uma lista e ser utilizado como referência para outros contatos de uma empresa em redes sociais, como Instagram ou facebook.

LEAD QUALIFICADO:

Um Lead qualificado é o usuário que já identificou um problema e está buscando soluções, uma pessoa que está realmente pensando em comprar um produto ou serviço.

Saber as informações necessárias para identificar quais são os Leads qualificados permite que sua equipe de marketing crie campanha eficazes e consiga conduzi-lo em sua jornada de forma assertiva.

PORQUE LEADS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL?

O Inbound marketing trabalha o marketing de atração através de conteúdos e oferta de conteúdo rico, como e-books, guias e vídeos. Através dessas ofertas é possível captar informações de contato, e saber o que uma pessoa está buscando em termos de conhecimento, serviço ou desejo de compra.

Uma vez captado um Lead se torna um potencial cliente, sua empresa tem a oportunidade de guiá-lo em sua jornada de compra até transformá-lo em um cliente efetivo.

No cenário de consumo atual um cliente faz buscas e comparações antes de comprar um produto ou serviço. Por isso é necessário que as empresas se atualizem em relação ao atendimento e marketing que deve ser feito para esse cliente.

Com uma boa estratégia de Inbound marketing e geração de Leads, sua empresa tem muito mais oportunidades de captar potenciais clientes e conduzi-los em sua jornada de compra de maneira que esse cliente sinta confiança e satisfação.

Portanto as estratégias de captação de Leads e nutrição dos mesmos, além do suporte em toda sua jornada, são de extrema importância para o sucesso do marketing da sua empresa.

Entenda abaixo o Processo de Inbound Marketing:

O Inbound marketing com uma boa estratégia de geração de Leads pode ser uma das melhores formas de fazer um bom marketing digital com baixo custo.

Sua relação custo benefício é vantajosa para pequenas e médias empresas, e as permite se posicionar no mercado criando autoridade e confiança.